domingo, 26 de maio de 2013

A Caatinga e a reserva Natural da serra das Almas. Você vai se apaixonar!


Foto  da Ong Aquasis 




Foto da Associação da Caatinga


A Caatinga é exclusivamente brasileira e grande parte de suas espécies não são encontradas em nenhuma parte do planeta. A observação aqui das aves é um espetáculo fascinante, lindo, como também admirar suas paisagens encantadoras, que graças ao trabalho de muita gente boa, como da ONG AQUASIS  e da  Associação Caatinga que muito tem feito pelo Bioma. Quem já percorreu algumas de suas trilhas, sabe que é uma viagem inesquecível, de muitas aventuras e belezas naturais.
Trilhas Ecológicas: trilha dos macacos e a Trilha da arapucas. Escolhi comentar para vocês, sobre a Trilha das Arapucas, que  inicia na estrada que dá acesso à sede da Reserva Natural da Serra das Almas. Ela possui 6 Km de extensão e é a mais longa trilha da reserva. No final da trilha, se encontra o lugar mais alto da reserva, com 739 metros com relação ao nível do mar. Do mirante podemos contemplar uma das mais belas vistas da reserva natural, onde se pode observar toda sua área  localizada na depressão sertaneja. Você pode ver aqui nesse vídeo, que fala sobre a trilha.



www.acaatinga.org.br





O  Soldadinho- do-Araripe é uma das aves mais ameaçadas  do mundo e é encontrado somente na Chapada do Araripe no Sul do Ceará. A fêmea é de cor verde-oliva enquanto  o macho é branco.
Ele tem um dos cantos mais belos de nossos pássaros e agora está dando pulos de alegria no cantinho do Ceará onde vive e a razão disso é porque ele agora encontrou seus defensores, que lutam por sua sobrevivência. A ONG AQUASIS, no Ceará, é a responsável pela espécie. Ele é chamado assim de soldadinho do Araripe porque os soldados que seguiam Tristão em campanha nos idos de 1817 e depois em 1824, na época da Confederação do Equador, comunicavam-se entre si, imitando o canto desse pássaro.


 


Reservas: www.primeturismo.com