terça-feira, 8 de setembro de 2015

Festa de Nossa Senhora da Luz- Padroeira de Curitiba


Curitiba-PR





Igreja Nossa Senhora da Luz~ Catedral de Curitiba

 Curitiba está em festa, é feriado, porque hoje a cidade celebra  a festa de sua  Padroeira, Nossa Senhora da Luz.

A devoção começou assim: Conta uma lenda, que a muito tempo atrás,  em Portugal, Pero Martins era um português pobre da vila de Camide. Dedicava-se à agricultura pelo início do século XV. Tendo trabalhado no sul de Portugal, conheceu Inês, uma moça dona de algum patrimônio com a qual casou. Voltou à sua vila natal e lá levava uma existência calma e feliz com sua esposa. 
Pouco tempo depois, caiu ele prisioneiro dos mouros e foi levado para  África.Em 1463, já sem esperança nenhuma de ser salvo, recorreu então a sua fé na Mãe de Deus e pediu a Virgem Maria que intercedesse por ele. Na mesma noite ele sonhou co Nossa Senhora e assim aconteceu por 30 noites seguidas e disse-lhe que ao acordar na manhã da  trigésima noite, ele estaria em Camide, sua cidade natal. A Vigem Maria pediu então a Pedro que buscasse uma imagem dela que estaria escondida perto de uma fonte e que uma luz guiaria ele. A luz brilhante foi vista por viajantes e moradores por algum tempo, até Pedro encontrar o local, depois, Pedro construiu uma capela conforme a Senhora da Luz tinha pedido.




Nossa Senhora da Luz

Lá no fundo, no  altar, a imagem de Nossa Senhora da Luz, linda, Mãe protetora e muito querida pelos curitibanos.




Procissão  pelas  ruas do centro da cidade

Ao meio dia, haverá uma missa e procissão na Catedral, onde  será filmado e transmitido para todo o Brasil,  pela Rede Evangelizar  Rede Católica da Igreja.http://www.padrereginaldomanzotti.org.br/tv_evangelizar



Araucária angustifólia- Pinheiro de Curitiba

http://www.primeturismo.com/